Projeto Arquitetônico
A Casa Materna tem a estrutura arquitetônica de uma casa e traz no seu entorno tons terrosos com texturas e linhas que se assemelham a natureza a fim de trazer acolhimento e tranquilidade para os bebês e as crianças.
A luminosidade e a ventilação natural foram valorizadas nesse projeto. Assim como, as sombras e seus desenhos que foram usadas como convite da natureza e da própria arquitetura da casa para o brincar dos pequenos.
Mobiliários em madeira
Os mobiliários foram feitos em madeira para trazer firmeza para o andar e desenvolvimento dos bebês, além de terem sido pensados para cada faixa etária e necessidade do grupo.
Nossos brinquedos, em sua maioria, são conhecidos como brinnquedos piklerianos - tem por base os estudos de Emmi Pikler sobre os cuidados, o respeito, os materiais e a organização dos espaços para o desenvolvimento dos bebês
Brinquedos da área externa
Os brinquedos da área externa foram pensados para os bebês que ainda necessitam fortalecer sua marcha e não sentem-se seguros em brinquedos altos, como para os que desejam experienciar pular, subir, escalar, se equilibrar e saltar.
Todos os brinquedos são feitos em madeira, pois esse material natural e resistente é o que melhor se encaixa a nossa proposta de acolhimento e sustentabilidade.
Refeitório
Mobiliário em madeira. Bancos ,cadeiras e mesas com altura para cada faixa etária e fase de desenvolvimento a fim de favorecer a autonomia das crianças e seu livre circular pelo espaço com segurança.
Plantas da Casa
As plantas da Casa para ornamentação e uso culinário foram escolhidas, de modo que, não trouxessem risco para os pequenos - não tem espinhos e não são tóxicas.
Somos praticantes da agricultura natural, uma prática que cuida do enriquecimento do solo para que as plantas fiquem saudáveis sem adubos químicos e produzam alimentos ricos com muito sabor.
Temos PANCs (plantas alimentícias não convencionais) em nossa horta e na ornamentação dos espaços. Essas plantas podem ser consumidas pelas crianças e pelos bichinhos que vivem soltos no espaço externo.
Espaços para amamentação
Percebendo a demanda dos bebês de serem amamentados por suas mães ou pelas educadoras, disponibilizamos poltronas e cadeiras confortáveis para que o adulto tenha um espaço confortável para acolher o bebê e, por vezes, as mães da Casa Materna.
Não criamos uma sala separada para a amamentação por entendermos que toda mãe tem direito a amamentar seu filho onde desejar sem precisar ser afastada do convívio social. Amamentar é um processo natural da vida e a Casa Materna presa pela qualidade desse maternar.
Espaços para sono
Dispomos de berço, moisés e colchões para o sono dos bebês e das crianças da Casa.
Com base no desejo e no desenvolvimento de cada um deles, decidimos onde colocá-los para dormir, assim como entendemos a importância do vínculo que os pequenos estabelecem com cada espaço de sono e deixamos que escolham livremente onde desejam descansar.
“De um menininho tenho a orelha ainda.
É uma orelha-criança que me ajuda a compreender
O que os grandes não querem mais entender
Ouço a voz de pedras e passarinhos
Nuvens passando, cascatas e riachinhos
Das conversas de crianças, obscuras ao adulto
Compreendendo sem dificuldade o sentido oculto
Foi o que o homem de verdes orelhas
Me disse no campo de ovelhas”
Gianni Rodari
- Segunda-feira - Sexta-feira07:30am - 06:00pm
- Sábado - DomingoFechado