Proposta de acolhimento

Acolhemos os momentos de pesquisa
Acolhemos e festejamos cada história de vida
Acolhemos as múltiplas linguagens
Acolhemos através da pedagogia da escuta
Acolhemos as tentativas de comer sozinho
Acolhemos o silêncio, as pausas e as conversas
Acolhemos a natureza e a sustentabilidade
Acolhemos a plenitude da vida em comunidade.

A Casa Materna é o espaço que acolhe a toda família!

Quem acolhe?

A educadora de referência é quem acolhe a complexidade das relações no espaço educativo. É aquela que dar colo e segurança e inspira os pequenos em suas artesanias e postura ética.

É aquela que pensa, seleciona, organiza e reflete sobre o uso dos materiais nos espaços, assim como das ações dos bebês e das crianças com o ambiente e seus elementos.

Toda a equipe de educadores da Casa são responsáveis por acolher nos diferentes espaços da nossa instituição dando suporte ao autodesenvolvimento dos pequenos.


"Benício faz tricô porque a pró Fabi faz."


Que lugar é esse?

É um espaço educativo que atende bebês de 8 meses a crianças de até 5 anos. Seu projeto educativo tem por base as pedagogias participativas tendo as épocas da abordagem Waldorf como guia do trabalho anual.

A Casa Materna como o próprio nome já diz foi preparada para ser um ambiente acolhedor como as nossas casas.

Trazemos a natureza para o nosso cotidiano, por isso nossos espaços tem plantas, animais, brinquedos artesanais e a madeira como matéria principal dos nossos mobiliários.

A comunidade da Casa Materna presa pelo respeito e cuidado à natureza, por isso vivemos dentro desse espaço diversas práticas sustentáveis.

Os animais da Casa

Em respeito ao movimento livre dos animais, decidimos que nossos bichinhos viveriam soltos no espaço externo da Casa.

Borboletas e beija-flores são convidados ao espaço através de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) como o girassol do mato e a ora-pro-nobis. Flores que além de atrair os animais pode ser usada na alimentação dos pequenos e dos bichinhos da Casa.

Pequenas casinhas de madeira espalhadas pela área externa juntamente com pedaços de mamão, laranja, goiaba, banana e outros alimentos colocados pelas crianças atraem uma variedade de passarinhos para um verdadeiro banquete.

Projeto Sustentável

Já se perguntou para onde vai todo o lixo que você produz?

Não existe "jogar fora", todo o lixo que produzimos fica dentro do nosso planeta para ser consumido por ele. Na Casa Materna alinhamos o nosso discurso a  prática mantendo práticas cotidianas de preservação a sustentabilidade do planeta.

Começamos uma produção própria de cosméticos naturais a base de óleos essenciais a fim de oferecer as crianças produtos com benefícios terapêuticos, reduzir a produção de lixo no planeta e descarte de produtos químicos no solo.

Usamos ao máximo toda a potência de um alimento e o que não é consumido nas refeições das crianças e dos animais vai para compostagem.


Agricultura natural

Escolhemos a prática da agricultura natural por compreender que a terra não necessita de adubos químicos para nutrir as plantas.

Adubamos e protegemos o solo das plantas com as próprias folhas e galhos que caem delas. Assim, retemos a umidade, nutrimos o solo e obtemos plantas ornamentais mais belas e hortaliças mais saborosas e resistentes aos fungos e ataque de animais.

Agenda Virtual

Não trabalhamos com telas, mas usamos os benefícios da tecnologia para cuidar do planeta e melhorar o atendimento a nossa comunidade.

Estamos implementando o uso de uma agenda virtual chamada Agenda Edu para dar fim ao uso excessivo de papel e materiais riscantes que geram mais lixo.

Através do aplicativo será possível, fazer matrícula a distância, realizar pagamentos digitais, ver murais de fotos com vivências dentro e fora da Casa Materna, registrar dados de saúde dos pequenos para informar as educadoras de referência, acompanhar o cardápio semanal, assim como os comunicados, eventos e novidades da instituição educativa.

Você terá informações rápidas na palma da sua mão.

“Você vai encher os vazios com as suas peraltagens e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos”

Manoel de Barros

Marque uma visita à Casa Materna

Terças e Sextas das 09h às 10 hrs e das 15h ás 16 hrs com agendamento prévio.

Clique aqui
  • Segunda-feira - Sexta-feira
    07:30am - 06:00pm
  • Sábado - Domingo
    Fechado

Siga-nos